Aposentar com tranquilidade pode ser o sonho da maioria das pessoas, mas colocar em prática esse plano é bastante trabalhoso. Não É atoa que apenas 4 em cada 10 brasileiros se preparam para a aposentadoria, de acordo com a última pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Banco Central (BC).
O estudo ainda aponta que, enquanto 41% das pessoas se preocupam com essa fase da vida, 59% não planejam o momento de se aposentar.
A 1Futuro especialista em Planejamento Financeiro e Investimentos, em Campo Grande – MS, traz algumas alternativas para orientar a definição de um plano de aposentadoria através de investimentos financeiros, já que o tema representa um tabu para boa parte das pessoas.
Primeiro ponto, não dependa exclusivamente o INSS para aposentar, isso porque o piso e o teto salarial nesse tipo de investimento público são limitados e, consequentemente, a aposentadoria da pessoa também ficará restrita.
Não é raro encontrar pessoas que se aposentaram através da Previdência Social e que continuam trabalhando boa parte da velhice, para complementar a renda.
Para não depender apenas do INSS é fundamental buscar alternativas. Vejamos:
1) Considere a previdência privada – existem diversos produtos no mercado voltados para investimentos na previdência privada.
O Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) é um plano que geralmente é indicado para quem é isento ou faz a declaração do Imposto de Renda (IR) de forma simplificada. Enquanto isso, o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) geralmente é ideal para quem preenche o formulário completo do IR.
2) Comece a planejar e investir desde cedo - quanto antes você investir, menor será a quantia mensal que vai ser preciso aplicar. Além disso, seu retorno tende a ser muito maior no futuro.
3) Tenha um objetivo claro – é essencial que, além de planejar, você seja capaz de estabelecer objetivos e traçar metas reais para alcançá-las.
Contar com um bom planejamento é essencial, mas ele só será eficaz se você estiver comprometido com as metas estabelecidas.
E, uma última dica bônus, pense em diversificar os investimentos, mantendo a regularidade, não se trata de um plano financeiro executável quando houver sobra de dinheiro, ao contrário, investir deve ser uma prioridade no orçamento mensal.